Faça parte do mundo Bell'Baby e receba novidades e ofertas exclusivas direto na sua caixa de entrada!
Gravidez ativa! Atividades para praticar durante a gestação
Já caiu por terra há muito o mito de que a gestação é o momento perfeito para sentar e relaxar. É consenso entre os especialistas da área que, apesar de as mães se sentirem mais cansadas do que o normal, praticar exercícios durante o período só traz benefícios.
Se não houver nenhuma contraindicação, atividades físicas na gravidez são indicadas para:
- Reduzir dores nas costas, prisão de ventre, distensão abdominal e inchaço
- Equilibrar o humor e a energia
- Combater a insônia e promover um sono revigorante
- Impedir o ganho de peso em excesso
- Desenvolver o tônus muscular, força e resistência
- Preparar o corpo para o momento do parto
As mamães que não abrem mão de se exercitar também diminuem os riscos de desenvolver diabetes gestacional e se preparam melhor para o parto, reduzindo as chances de uma cesariana.
Algumas das atividades indicadas para serem praticadas durante a gravidez são a yoga e a hidroginástica.
Para saber mais detalhes destas modalidades e como elas beneficiam as mamães e os bebês, a bell’baby convidou dois especialistas: a instrutora de yoga Márcia Tavares e o personal trainer Renato Cairisson.
Os benefícios de praticar yoga na gestação, por Márcia Tavares
A prática de gestante no yoga é focada na desaceleração da mãe. Quando ela desacelera, entra em estado de calmaria e o bebê percebe a mãe mais calma e se acalma também. Neste processo de aquietação, toda a questão fisiológica e química do corpo naturalmente se harmoniza e se equilibra.
Como funciona
Na yoga para grávidas, realizamos um trabalho muito especial com todo o assoalho pélvico e com a coluna, que são partes vulneráveis bastante solicitadas durante a gestação. Em todas as práticas se faz um direcionamento para a coluna toda, mais especialmente a lombar.
Se trabalha o todo, claro, mas o foco é no assoalho pélvico e na coluna, até por que a grávida não está a trabalhar muito com o abdômen, que fica mais preservado durante esta fase. Outros cuidados incluem não deitar de barriga para baixo, não reter o ar durante muito tempo para não prejudicar a oxigenação do bebê e não ficar na posição invertida, que comprime o diafragma e pode também comprimir o cordão umbilical, dependendo da sua posição.
Durante a prática de yoga para gestantes cuidamos muito dos ligamentos. Por conta das substâncias liberadas, a grávida fica muito flexível, porque ela precisa soltar a bacia. O corpo entende que por ali vai passar o bebê, então libera substâncias que causam frouxidão ligamentar, portanto evitamos alongamento excessivos, assim como as torções, sem exageros. Dentro do sistema do yoga, que é muito antigo, a mulher é considerada muito forte e saudável e dá conta de fazer tudo, porém com alguns cuidados respiratórios e ligamentares, por que temos consciência de que o corpo está em transformação.
Benefícios
A partir do momento que a mãe entra em estado meditativo, o bebê entra também. Então os campos físico, mental e energético se equilibram e harmonizam. Bebê e mamãe entram no campo de harmonização integral e ficam mais calmos, mais saudáveis e mais tranquilos nesta união do seu ser.
As vantagens da hidroginástica durante a gestação, por Renato Cairisson, personal trainer
Durante a gravidez, as mamães passam por alterações muito significativas na estrutura do seu corpo, já que ele se prepara aos poucos para acomodar a presença do bebê no ventre.
Praticar aulas de hidroginástica nesses meses acaba sendo de extrema importância pois diminui a ansiedade, relaxa o corpo e proporciona um bem estar, segurança e conforto.
Como funciona
Por estar no meio líquido, já uma diminuição no impacto e criamos condições favoráveis tanto no que diz respeito à postura, quanto ao descanso muscular e mental da gestante, os exercícios melhoram a circulação, diminuem os inchaços, ajuda a controlar o peso já que o gasto calórico acaba sendo moderado.
Benefícios
Válido ressaltar também que a hidroginástica para as gestantes fortalece os músculos do períneo e do abdome, acelerando a recuperação pós-parto e evitando a incontinência urinária.
Então, tomamos alguns cuidados básicos como o de não exagerar nos exercícios, observando se a mamãe não ficará vermelha e ofegante, a temperatura da água em torno de 28 a 31 graus, evitamos saltos para minimizar os impactos sobre as articulações e com isso tornamos as aulas mais benéficas para nossas mamães.
Manter-se ativa durante esta fase tão gostosa que é gerar uma vida só traz vantagens! Consulte seu médico antes de iniciar ou dar continuidade às atividades que você quer praticar neste período gestacional.
Para mais informações sobre o universo mágico dos bebês, continue navegando no nosso blog.
Ainda não segue o perfil mais fofo do Brasil? Estamos no Instagram!